Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Educação em Valores - Proposta de Lei

Carta Aberta à sociedade brasileira


Já pensou numa ação viável que pudesse começar a mudar esse quadro de violência, corrupção, falta de respeito, desamor e injustiças que assola o país?

Há uma, perfeitamente viável: passar-se a ensinar honestidade, bom convívio, ética, justiça, respeito pelos outros, pelas leis, pela natureza, etc., em todas as escolas do país, da educação básica ao ensino superior. É uma ação a frutificar em médio e longo prazo, mas de forma sistemática e progressiva.

É uma ação de fácil implementação, porque já existem excelentes conteúdos, inteiramente gratuitos (via Internet) para o ensino de valores humanos nas escolas.

Também produz resultados práticos, confirmados pelas dezenas de mensagens que temos recebido de escolas nas mais diversas partes do país, informando sobre as mudanças observadas no comportamento dos alunos e até de professores, desde que começaram a ensinar valores aos alunos utilizando o material didático do Projeto Sócio-Educativo de nossa responsabilidade, Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, (disponibilizado gratuitamente desde o final de 2008 www.cincominutos.org).



Outras ações, tais como, reclamar, fazer protestos ou movimentos como foi o caso da “ficha limpa”, são válidos, mas por si só não resolvem esses problemas, já que injustiça, falta de ética e corrupção estão entranhados em todos os níveis nas forças que gerem os destinos da nação, e elas respondem com ações ainda mais nefastas e vergonhosas.

Não vemos, portanto, outra solução, porque só é possível reverter esse surto de valores negativos que assola nossa sociedade, mediante uma mudança completa na mentalidade vigente.

É necessária uma vacina que atue na intimidade da questão, e a faixa da população mais indicada para começar a recebê-la é a infanto-juvenil porque ainda não se contaminou, e também por ser mais acessível mediante a inserção do ensino de valores humanos nos currículos escolares.

Diante do óbvio, a equipe responsável pelo Projeto Sócio-Educativo, acima citado, está propondo aos educadores, aos legisladores e à família brasileira um movimento visando sensibilizar os poderes legislativos do país, nos três níveis (municipal, estadual e federal), para a criação de uma lei que determine a inclusão do ensino de valores humanos no currículo de todas as escolas do país, da educação básica ao ensino superior. Uma lei que estabeleça como prioridade do processo educativo a formação do caráter, visando a excelência humana.

É, assim, imperativo e urgente desenvolver, principalmente junto à nova geração, os aspectos éticos da vida, o respeito, a não violência e o bom convívio entre as pessoas; o olhar o outro com um olhar de paz, de acolhimento, de afeto, porque esses são os fundamentos da não violência.

Pensemos nas mudanças que ocorrerão na sociedade nos próximos 10 ou 15 anos, se o ensino desses valores for ministrado em todas as escolas.



Se concorda que a criação da lei que ora sugerimos é algo realmente necessário e urgente, pedimos que ajude a propagar essa idéia.

E se quiser beneficiar, de verdade, sua cidade, estado e/ou país, visite um legislador e lhe proponha a criação de uma lei que determine a inclusão do ensino de valores humanos no currículo de todas as escolas do país.



Se esses passos não forem dados agora, é possível vislumbrar-se um futuro melhor?

Qual seria um outro caminho, outra solução?

Nós, da equipe do Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, não vislumbramos.



Programa Cinco Minutos de Valores Humanos

caminhos2008@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário