Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Luzes do Mundo

Foto retirada do Jornal Diário do Nordeste


No ano de 2007, a rede municipal de Maracanaú adotou o Programa Paz nas Escolas em parceria com o MOVPAZ - Movimento Pela Paz e Não-Violência. Cada sala de aula deveria adotar um pacifista, e a partir de sua biografia realizar atividades continuadas para a promoção da paz e do respeito no cotidiano dos educandos. Em uma dessas escolas, a Profa. Francisca Gomes atuante na Rede de ensino desse município se propôs a partir do pacifista que lhe foi sugerido, no caso Sathya Sai Baba, buscar um pouco mais sobre sua experiência de vida.
Descobriu que Sai Baba havia idealizado dentre os diversos trabalhos sociais constituídos na Índia um programa de educação integral, que propunha aliar formação espiritual e acadêmica. Não demorou muito, para que tivesse acesso à proposta em Fortaleza, onde depois de analisar sua viabilidade, em comum acordo com a direção da escola resolveu adotou a metodologia do trabalho com valores em aulas regulares, iniciando assim uma rica experiência formadora junto as crianças e jovens que participavam de suas aulas. Depois de algum período de aplicação a Profa. notou que a medida em que os alunos se envolviam com a proposta, suas ações iam se modificando lentamente, mas principalmente seu auto-conceito havia sido alterado.
Podemos observar esse perfil na fala da aluna L. S. onde chegou a afirma que antes das aulas em valores não acreditava em si mesma, se achava incapaz para realizar atividades de leitura e escrita na escola, e após a convivência com a professora e as aulas de valores, pode notar que possuía um potencial em si, pois todos nós “somos luzes do mundo”. Dessa fala se deu a origem de um pequeno livro editado pela professora da turma que contém citações dos próprios alunos, onde carrega o título LUZES DO MUNDO.

Profa. Francisca Gomes no Lançamento do Livro


“Essa crianças não se transformaram no período de um ano em alunos e filhos que a maioria dos professores e pais idealizavam, mas os valores que aprenderam fazem parte do caráter delas e como flores desabrocharão pétala por pétala ao longo de suas vidas como lembra Sai Baba. Mas hoje elas estão aptas a uma ação nobre...”
Profa. Francisca Gomes

Podemos considerar que através das impressões dos sujeitos, envolvidos nessa experiência observamos que a proposta pedagógica do programa favoreceu para um maior esclarecimento quanto aos valores humanos e sua aplicação no cotidiano. Além dos recursos das aulas em valores, acreditamos que o fato de quase todos os alunos protagonizarem ações relacionadas ao tema, realizando as citações para a produção do livro, peças de teatro, trabalhos artísticos, resultou num estado em que os envolvidos obtivessem maior esclarecimento quanto a uma postura relacionada à paz e a ética.


Fonte: Educare - A Pedagogia dos Valores Humanos Através do Método Sathya Sai. Trabalho apresentado no Encontro de Iniciação Científica da UFC (2009),por Elizangela Lima do Nascimento e Kelma Socorro Alves Lopes de Matos.

*Agradecemos a Profa. Francisca Gomes que gentilmente, permitiu a divulgação deste estudo neste espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário